Aventureiros

Postado por IASD CARMARY / domingo, agosto 17, 2008 1 comentários

Quem são os Aventureiros ?


Trata-se de um programa internacional de atividades de lazer, patrocinada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia atravéz de um dos seus ministérios, o ministério da juventude.
O seu objectivo é o de ajudar o país, mães e responsáveis perante a tarefa de desenvolver o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social sustentável dos seus filhos em um ambiente seguro e agradável.
Desenvolvendo as crianças e envolvendo os pais, neste trabalho, que é a principal missão do clube de Adventureiro.
Cada programa assenta num triângulo - família, escola e igreja. A família é a prioridade, em segundo lugar escola com a Igreja que atua como uma base de apoio das outras duas tarefas.
Uma criança que é parte do Adventureiro será melhor familiarizado com as as pessoas.
Uma criança que é parte do Adventureiro será uma melhor aluno na escola.
E, além do que obter uma melhor utilização da sua experiência como a Igreja.

O Voto

Pelo amor de Jesus farei sempre o meu melhor.

A Lei

Jesus ajuda-me a ser:
Obediência, puro, reverente, bondoso e colaborador.


Hino dos Aventureiros

Somos aventureiros alegres
Que confiam no amigo Jesus
Aprendemos que sempre devemos
Ser pra todos o brilho da luz
Descobrimos em tudo a beleza
E o amor de um Deus criador
E amando a Cristo faremos
Maravilhas ao nosso redor.


Nossa Bandeira




História


Foi em 1974 que a Igreja Adventista tentou, pela primeira vez, criar um programa específico para as crianças menores de dez anos. Isso aconteceu em Washington (EUA), sob a direção de Carolee Riegel, num Clube chamado os "Castores".

Em 1975, outra Associação do Nordeste dos EUA, realizou um programa focado neste grupo especial e , cinco anos mais tarde, várias Associações já estavam seguindo estes exemplos pioneiros. E a idéia ganhou força e foi copiada em muitos lugares.

Em 1988, a Divisão Norte Americana convidou as Associações interessadas e pessoas especializadas em crianças para estudar a oficialização do Clube de Aventureiros.

Uma comissão se reuniu, um ano mais tarde (1989) para atualizar o currículo, as Especialidades e estabelecer normas para a organização e funcionamento do Clube. Participaram deste trabalho, líderes da Escola Sabatina infantil, educaores, coordenadores do Ministério da Criança, e outros especialistas em família e educação familiar.

No mesmo ano (1989), a Associação Geral oficializou as Classes dos Aventureiros, confirmando o trabalho feito por Teresa Reeve. Ela escreveu o currículo dos Aventureiros com o objetivo de "facilitara criança partilhar sua fé, se preparar para esta vida e para a vida eterna.

O Programa do Clube de Aventureiros foi oficializado em 1991 pela Conferência Geral.


Nosso Uniforme





Como Somos

O período da idade dos aventureiros, no seu todo, são de paz, chamado “período latente”, no qual a criança procura agradar os pais e outros adultos. Mas, às vezes descuidarmos e negligenciamos algumas de nossas mais importantes responsabilidades e oportunidades. Os pais devem ajudar, seu filho a revelar-se, enquanto ainda existe a possibilidade de moldá-lo.

A) Necessidade de afeição.
Algumas crianças ficam enfraquecidas, e morrem fisicamente por falta de amor.

B) Crescimento emocional da criança.
A criança não somente lembra os fatos ocorridos , mas é igualmente capaz de recordar sentimentos que acompanham cada situação.

C) Necessidade de incentivo.
A criança, nesse estágio, desabrocha a custo de incentivos.Ela faz tudo para agradar os pais. Então, a meta primordial dos pais será promover respeito e, ao mesmo tempo, incentivar gradualmente sua maior independência e auto disciplina.

D) Ativo e barulhento. Se o aventureiro está saudável e feliz, dificilmente, vai ficar imóvel. Precisamos usar essa energia em habilidades no esporte, música e outras áreas importantes, no momento.

E) O lugar do elogio
Incentive sempre seu filho, sem importar-se com o tamanho do seu sucesso.

F) A idade da vivacidade - Extremamente sensíveis em captar fatos, acusando toda informação incorreta. As promessas feitas: pescar, assistir um jogo, comprar uma roupa no shopping, jamais serão esquecidas.

G) A necessidade de pertencer - Uma grande inclinação para pertencer a um grupo, a um clube, a uma turma de companheiros, meninos com meninos, meninas com meninas. Isto quer dizer que um bom clube é de extraordinária ajuda para moldar as atitudes da criança com relação à vida e aos outros.

H) O gosto pela aventura - As crianças desta faixa etária antegozam e desfrutam a aventura. Quanto mais alargamos esses horizontes, mais proveitoso será o aprendizado da criança e ela será melhor preparada para uma adolescência mais rica.

I) Necessidade de regras - As regras são de importância básica durante os primeiros curtos anos da vida de uma criança, dos seis aos doze anos. As crianças sentem-se seguras quando as regras são claras e aplicadas especificamente.
Pais prudentes usam a disciplina que coloca maior responsabilidade nas mãos da criança, para assim prepará-la para a verdadeira maturidade.

J) A Necessidade de trocar idéias e fazer coisas juntos - O que a criança necessita, especialmente durante esses anos, é um clima em que possa expressar livremente suas idéias. O Clube de Aventureiros pode proporcionar isso.

Uma porta para o futuro

O clube de aventureiros é um investimento feito no presente, mas que só poderá ser totalmente medido no futuro. É uma porta aberta para construir um futuro equilibrado.

Seu trabalho é voltado a crianças entre 06 e 09 anos, e sua programação é dirigida ao fortalecimento dos valores da família, igreja e escola, em cada participante.

A realidade da vida corrida de hoje nos mostra que as famílias estão precisando de ajuda, pois possuem pouco tempo. As crianças estão amadurecendo muito cedo e exatamente nesta idade estão definindo seu amor por Jesus. A igreja precisa fazer alguma coisa. Neste cenário, se apresenta o clube de aventureiros, pois só os departamentos infantis da igreja, não podem, sozinhos, desenvolver a base espiritual de nossas crianças.

Uma criança que participa do clube de aventureiros aprende:
1. A desenvolver amor por Jesus;
2. Descobrir suas habilidades e usa-las para o bem;
3. Desenvolver a criatividade;
4. A fazer as coisas com alegria e da maneira correta;
5. A colaborar e conviver em harmonia com os outros.

O programa do clube é realizado aos domingos, a cada quinze dias, tomando por base quatro Classes de aprendizado, por faixa etária. Estas classes envolvem atividades físicas, mentais e espirituais, trazendo, portanto um crescimento equilibrado. São as seguintes:
1. Abelhinhas Laboriosas – participantes com seis anos
2. Luminares – participantes com sete anos
3. Edificadores – participantes com oito anos
4. Mãos ajudadoras – participantes com nove anos
Além destas classes, o participantes pode desenvolver mais de 70 especialidades diferentes. São atividades de aptidão nas quais a criança se aperfeiçoa.

As atividades do clube envolvem diretamente a participação dos pais, afinal, nesta fase os laços familiares precisam ser fortalecidos. São eles que acompanham a realização das tarefas solicitadas no clube e também estão ao lado dos filhos quando são realizadas atividades externas. O clube só realiza sua programação durante o período escolar.

Esta é uma visão geral do Clube de Aventureiros. O próximo programa para o seu filho. Faça contato com a liderança do clube de sua igreja, motive seu filho e venha vê-lo não só vestido com uniforme legal, mas também recebendo uma base sólida nesta fase tão importante da vida.

Não perca tempo. Abra esta porta para o futuro!

Aventureiros X Desbravadores

O clube dos Aventureiros foi criado para que as crianças mais novas pudessem ter seu próprio clube. A programação e o planejamento do Clube dos Aventureiros deve ser simples, curto, porém criativo. Em alguns aspectos os clubes de Desbravadores e Aventureiros são parecidos, mas o programa dos Aventureiros deve ser único, peculiar, e deve sempre ser desenvolvido separado dos Desbravadores. Um dos objetivos do Clube de Aventureiros é proporcionar uma experiência significativa e interessante, que leve as crianças a vislumbrar ansiosamente a oportunidade de se tornar um desbravador no futuro.

A intenção não é duplicar-se todas as experiências do Clube de Desbravadores, mas, através da criação de um Clube separado, poder suprir muitas necessidades das crianças de 6 a 9 anos, de modo agradável e interessante, e assim prepará-las para usufruir totalmente a experiência de ser um desbravador, no tempo apropriado.

Em muitos casos, os pais têm filhos em ambos os clubes, e podem envolver-se nas atividades dos dois. Por isso, talvez seja necessário realizar as reuniões dos Aventureiros e Desbravadores no mesmo dia e hora, o que não significa que os clubes devam ser unidos.

Acesse o site para saber mais:
http://www.aventureiros.org.br/


1 comentários:

Quero aproveitar esse espaço para pabenizar aos lideres de aventureiros assim como voces eu tambem amo esse departamento, sabemos que não é facil!Que Deus abençoe voces nesse trabalho de ensinar aos nossos pequeninos o caminho do reino celestial.

Postar um comentário