Ministério Jovem

Postado por IASD CARMARY / sexta-feira, agosto 15, 2008 1 comentários




Jovens Adventistas



O sexo está liberado?

Existem muitas maneiras de abortar, digo, abordar, o assunto do sexo antes do casamento. Experimente ler esse artigo que de forma franca e bem-humorada faz a gente pensar.
Você está namorando alguém que simplesmente é o máximo. É a concretização dos seus sonhos. Essa pessoa é perfeita para você, ela te completa, te deixa entusiasmado, apaixonado, cheio de amor e planos para a vida. A inteligência e o senso de humor lhe cativam, mas muito mais ainda o jeito de ser, o sorriso e... a beleza do seu corpo. É por isso que, naquele momento mais romântico, abraçados e sozinhos – explode uma vontade “incontrolável” de fazer sexo. Você diz: “-Tem que ser agora, não pode ser mais tarde. A gente se ama mesmo, não é?”

Saiba que o sexo está liberado... mas, antes de ele acontecer com toda a paixão, você precisa conversar com sua namorada. Pare onde estava, vá para um lugar mais claro, tome um copo de água para esfriar a “cuca”, e vamos pensar um pouco.

Diga a ela que você quer fazer sexo. Pergunte se ela quer também, ou se sente pressionada. Tenha certeza da permissão, porque você não é dono do corpo dela. Calma aí, não é tão simples assim.
Junte seus amigos e os dela e fale a todos que você vai fazer sexo com ela. Isso porque você não quer esconder nada da sua vida, você é um livro aberto. Inclusive esta atitude afastará a outros que, quem sabe estavam com a mesma intenção a respeito dela. Ela já fez a escolha e não é nenhum dos seus amigos, ainda bem.

Como você é um jovem responsável e não deve nada a ninguém, vá antes a casa dos pais dela e seja franco: “-Eu quero fazer sexo com sua filha, e gostaria que vocês aprovassem, porque enquanto ela não é minha; é de vocês”.

Depois dessa conversa aberta e sem rodeios, porque você quer fazer o que é certo; traga sua namorada até sua casa e apresente-a a seus pais dizendo: “-É com essa moça que eu quero fazer amor, e não é só uma vez não. É muito e muitas vezes”.

Bem, se é assim que vocês querem, não fica legal fazer isso na casa dos seus pais ou dos pais dela. Seria um constrangimento, os pais ficariam sem graça, sua namorada vai ficar com medo de fazer algum barulho, vocês não vão ficar a vontade com certeza. No Motel não dá pra morar, sem contar que ficaria muito caro sustentar toda essa paixão e cada vez correr para lá.
Vocês se amam tanto que se pudessem ficariam o tempo todo juntos, então é melhor fazer um grande esforço, juntar as economias com a ajuda dos pais se possível e, alugar uma casa ou apartamento.

Assim você deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua amada (Está na Bíblia - Gênesis 2:24). Mas espere aí, ainda não.
Você não gostaria que ela fizesse sexo com outros além de você. Existem 52 doenças venéreas, inclusive a Aids, e é perigoso correr esse risco. Então, se é seu propósito ser fiel a ela e vice versa, evite uma série de aborrecimentos e vá até um Cartório. Leve algumas testemunhas e prepare um documento dizendo que você fará sexo só com ela, e isso é um compromisso dela também. Vão aproveitar à vontade, serão um do outro, então assine, porque você não tem costume de fugir das responsabilidades.

Como fazer amor é um ato muito bom e isso foi invenção de Deus, então você deve reunir todos os seus parentes e os dela, todos os seus amigos e os dela, convidar todos para a igreja e pedir ao líder religioso que abençoe o sexo que vocês vão praticar. Afinal, vocês acreditam em Deus e Deus acredita na sinceridade de vocês. Desta forma, vocês na presença de todos declaram:

“-Nós não queremos esconder nada de ninguém. Não queremos ficar mentindo por aí, dizendo que não fizemos nada; não queremos experimentar o trauma de uma gravidez indesejada, um aborto forçado, ou uma doença venérea incurável. A gente se ama tanto que faremos sexo quantas vezes der vontade. Diante de todos aqui presentes, declaramos que a partir desse momento deixamos o “Clube dos Abstinentes Sexuais Temporários”. Soubemos esperar até esse momento porque o sexo é uma arte; e vamos aprender essa arte juntos, com toda a responsabilidade. Não precisamos de experiência sexual prévia, isso é desculpa de quem não soube esperar. Mas agora, será muito gostoso abrir esse “presente” de Deus para nós. Fazemos esse compromisso sabendo que sexo não é brincadeira, haverão momentos de discussões e adaptações, mas seremos sempre um para o outro. O sexo finalmente está liberado para nós, portanto com licença que eu e ela temos que ir à nossa casa para...”

Espera aí mais um pouquinho, não vai rolar nenhuma festa pra gente?

(Artigo escrito a pedido da Revista das Religiões publicado em 2004 e também na Revista Jovem Amigo – Edição Especial para a Campal JA da UCB – Julho de 2004)

Os Jovens de Cara Nova

Nosso mundo vive em constantes mudanças, e a cada dia elas são mais rápidas. O grande desafio que temos como Ministério Jovem é nos adaptarmos a elas sem permitir que a secularização ganhe terreno. Com certeza você enfrenta esse desafio claramente em sua igreja. Precisamos “modernizar sem mundanizar”.

Não existe outra saída. Temos que enfrentar essa realidade. Se pararmos no tempo vamos perder a conexão com o coração e com as necessidades dos jovens, e com isso também perdemos nossa eficiência. É preciso manter os princípios antigos e originais, mas dar a eles uma roupagem nova.

Por isso, vem aí uma proposta que vai dar uma “cara nova“ aos jovens – o Clube de Jovens. Ele atende várias necessidades dos jovens como: sociabilidade, compromisso, estar em turma, desafios, recompensas, crescimento pessoal, entre outros. Por isso, ele pode ser uma ferramenta eficiente para organizar nosso exército de jovens.

Na verdade, o programa já está sendo implantado há alguns anos em diversas regiões do Brasil, e trazendo ótimos resultados. Já existem Clubes funcionando nas Associações Espírito Santense, Mineira Central e Mineira Sul. Já temos, hoje, mais de 120 Clubes em funcionamento em todo o território da União Este Brasileira. Chegou o momento de levar essa idéia para sua igreja.

O Ministério Jovem não pode mais viver de programas e festas especiais. Os programas são muito úteis para celebrar e orientar e as festas, o próprio nome já diz, são especiais, ou seja, acontecem de vez em quando. Eles, porém, não sustentam a vida diária dos jovens. Precisamos de um projeto que os envolva fortemente como pessoas, traga compromisso, e os ajude a crescer em todas as áreas da vida. O Clube de Jovens cumpre esse papel, e isso já está provado por aqueles que estão trabalhando com ele.

Este é um projeto que está começando, ainda, mas já promete um novo tempo, uma “cara nova” para o Ministério Jovem. É preciso começar com calma, com cuidado, seguindo as orientações, para que ele possa dar certo.

Quero desafiar você a experimentar essa nova realidade. Aqui estão algumas orientações básicas para a organização e funcionamento de um Clube, mas o Ministério Jovem de sua Associação possui um manual bem completo com as orientações necessárias para que o Clube possa funcionar. Não deixe de conversar com seu departamental ou regional e ler todo o material disponível antes de iniciar o programa, além de ver as datas estipuladas para treinamento da diretoria. Eles podem lhe ajudar a ter uma boa experiência e não desgastar o programa ainda no início.
Bênçãos!



O CLUBE DE JOVENS VEIO PARA FICAR
Podemos afirmar isso com segurança, porque:
1.Os jovens formam um exército com mais de 50% do número de membros de nossa igreja;
2.A sociedade JA está sobrecarregada com muitas atividades da igreja, e necessita de um movimento de apoio;
3.Temos perdido muitos jovens por falta de envolvimento;
4.Nossos jovens esperam da igreja um movimento organizado, que lhes ofereça recreação, desenvolvimento pessoal e espiritual;
5.Nossos jovens precisam ter seu tempo ocupado com atividades e amigos alegres, desafiadores e cristãos, e esperam que a igreja lhes ofereça esta opção;
6.A igreja precisa que os jovens sejam mais bem preparados para assumir a liderança;
7.Uma ótima maneira de alcançar os amigos de nossos jovens é envolvendo-os em atividades sociais com fundo espiritual;
Estas são apenas algumas das certezas que temos de que o clube de jovens é o programa certo, para o público certo, no momento certo. Veio para ficar!
Encare o desafio, envolva os jovens de sua igreja e experimente os resultados e as bênçãos de Deus.



10 MOTIVOS PARA FUNDAR UM CLUBE DE JOVENS


O clube de jovens é a nova opção de integração, envolvimento e crescimento do jovem Adventista. Foi criado para ocupar, com atividades interessantes e edificantes, o tempo dos jovens, envolvendo-os com amigos cristãos.
A seguir você vai conhecer alguns objetivos que podem ser alcançados, com o clube de jovens em funcionamento. Estes também podem ser alguns motivos para você organizar um clube em sua igreja ou distrito:
1.Oferecer sociabilidade e recreação cristã para nossos jovens;
2.Buscar mais uma oportunidade para envolver os jovens com as atividades da igreja;
3.Oferecer crescimento intelectual em ambiente cristão;
4.Levar os jovens a se envolverem de maneira mais efetiva em projetos sociais;
5.Desenvolver atividades de crescimento físico equilibrado, aproveitando o interesse especial que existe nesta fase;
6.Levar os jovens ao contato com a natureza, destacando o aprendizado, a aventura e a fé;
7.Colaborar com as famílias da igreja, criando oportunidade de aproximar pais e filhos;
8.Criar um espírito de crescimento e superação, através de programas específicos, como:
•Medalha de Ouro
•Medalha de Prata
•Medalha de Dedicação
•Classe de Líder, níveis I, II, III
•Habilidades
9.Formar liderança útil para as atividades da igreja;
10.Fortalecer a vida de comunhão dos jovens.

É importante lembrar que o Clube de Jovens não existe para substituir ou competir com o departamento JA da Igreja. Seu papel é servir como mais uma opção para que nossos jovens estejam envolvidos. Aliás, o Clube de Jovens faz parte do departamento JA e todas as suas atividades devem ser compartilhadas com a liderança do mesmo.


AS ATIVIDADES DA DIRETORIA
1.Diretor(a)
-Representa o grupo perante a igreja;
-Coordena as atividades do clube;
-Dirige a programação;
-Trabalha com a diretoria na elaboração e cumprimento de um calendário de atividades.

2.Associados
-Apóiam o(a) diretor(a) no andamento das atividades;
-Atuam como supervisores das equipes;
-Podem atuar como instrutores;
-Motivam o cumprimento dos requisitos das medalhas de outro e prata, habilidades, etc.

3.Secretário(a)
-Organiza as fichas de registro e inscrição dos participantes;
-Redige as atas das reuniões;
-Envia relatórios .

4.Tesoureiro(a)
-Trabalha submisso ao tesoureiro da igreja;
-Arrecada as taxas de participação;
-Coordena as entradas e saídas financeiras das atividades realizadas;
-Apresenta regularmente um relatório da situação financeira ao clube;
-Administra o movimento financeiro do clube somente com comprovantes legais.

5.Capelão
-Responsável pelas atividades espirituais de cada reunião do clube;
-Responsável pelas atividades espirituais das saídas do clube;
-Responsável pelo envolvimento do clube com a programação da igreja;
-Responsável pela coordenação da classe Bíblica jovem;
-Responsável pelo treinamento de liderança para as atividades da igreja.

6.Conselheiro Geral
-Supervisiona as atividades do clube;
-Orienta a diretoria;
-Serve de apoio aos jovens em suas necessidades;
-Visita as famílias dos jovens participantes;
-Está presente às reuniões e atividades do clube.


INFORMAÇÕES GERAIS

1.PARTICIPANTES
a.Jovens entre 16 e 35 anos.
b.Devem ser membros batizados e envolvidos na escola sabatina jovem ou sociedade JA. Participantes não batizados devem ser recomendados por um jovem Adventista batizado.
2.PROGRAMAÇÃO
a.Reuniões quinzenais que envolvam:
-Atividades espirituais
-Atividades Missionárias
-Atividades culturais
-Atividades físicas
-Atividades comunitárias
-Atividades recreativas
-Treinamento de liderança
-Acampismo
b.As reuniões devem ser realizadas aos sábados a noite ou domingos, em horário a definir de acordo com a realidade da região.
c.Modelo de reunião:
-Abertura:
-Informações sobre as atividades do dia
-Música
-Oração
-Momento dos ideais
-Meditação / Oração
-Atividades em equipe
-Medalhas de ouro e prata
-Medalha de dedicação
-Requisitos de Líder JA níveis I, II, III
-Habilidades
-Etc.
-Atividades gerais
-Espirituais
-Missionárias
-Culturais
-Físicas
-Comunitárias
-Recreativas
-Treinamento
-Acampismo
-Encerramento
-Informações
-Hino e Oração
3.IDEAIS
a.Bandeira:
Bandeira JA - seus significados
Branco - Pureza
Vermelho - Redenção
Amarelo - Excelência
Azul - Lealdade
O Símbolo JA
Mundo - Nossa Missão.
Três Anjos - Tríplice mensagem angélica
Cruz - Centro da mensagem
b.Ideais:
O Alvo JA: “A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração” Baseado em Mateus 28:18-20
O Lema JA: “O Amor de Cristo me motiva” Baseado em II Coríntios 5:14
O Voto JA: “Por amor ao Senhor Jesus prometo tomar parte ativa nos deveres da sociedade dos jovens adventistas, fazendo tudo o que puder para ajudar a outros e para terminar a obra do evangelho em todo o mundo”.
O Propósito JA: “Os jovens pelos jovens, os jovens pela igreja, os jovens pelos seus semelhantes” Inspirado no Slogan “Partilhe sua Fé”, que em 1974 motivou a conquista de jovens em todo o mundo.
O Objetivo JA: “Salvar do pecado e guiar no serviço” Adotado em 1926 durante a seção da Associação Geral
4.DIRETORIA
a.Diretor(a)
b.Associados
c.Secretário(a)
d.Tesoureiro(a)
e.Capelão
f.Conselheiro Geral
•Toda a diretoria deve ser escolhida pela comissão executiva do Ministério Jovem e aprovada pela Comissão da Igreja.
5.ESTRUTURA
a.Equipes
-Subdivisões formadas por grupos de, no máximo 10 jovens.
-Devem ter formação mista, ou seja, rapazes e moças.
-Devem ter um coordenador, dentre os próprios participantes, que irá liderar e representar o grupo.
-Estas equipes podem ter nomes bíblicos.
-Devem ser identificadas por algum detalhe especial na camiseta de seus participantes.
6.UNIFORME
a.Uniforme de atividades: Camisa pólo com logo JA, Calça/saia jeans e boné (opcional).
b.Uniforme de gala (apenas para investidos em líder JA): Sapato preto, calça/saia cinza, camisa branca, bleizer azul marinho com logo JA e botões dourados, gravata/lenço cor vinho, e insígnia de liderança JA na lapela direita


Membros deste Ministério


Diretora:

Luiza Cardoso

1 comentários:

Gostaria de saber onde se basearam para estipularem que a idade do jovem adventista é de 16 a 35 anos?ou que para participar do Clube Jovem tem que estar entre esta idade?...Gostaria de respostas com fontes fidedignas como a Bíblia ou Espírito de profecia, pois não concordo com isso...
Cientificamente falando,até aos 22 anos de idade o jovem ainda está com suas faculdades mentais em formação...Suas decisões, escolhas passam por processo dificultoso devido a incapacidade ainda de resolver seus problemas, principalmente espirituais...Isto acontece, repito, devido ao fato que, este(jovem) ainda passa por um processo de desenvolvimento do juízo moral, por isto, se eu fosse considerar a existência de uma idade para ser "jovem", eu consideraria dentro da faixa etária entre 16 e 25 anos aproximadamente. Por favor me mandem respostas coerentes, com bases bíblicas,e científicas´para esta escolha de faixa etária para participar do Clube Jovem.Ah! e se possivel mandem para mim mais informações sobre o Clube Jovem, pois a representação social que tenho do mesmo está baseada no trabalho que tem sido feito no meu distrito e que tenho percebido que tem excluído as pessoas que não se encaixam nesta faixa etária de idade...Um Abraço!

Adriana de Azevedo Barbosa
Assistente Social e Estudante de Psicologia.

Postar um comentário