Música

Postado por IASD CARMARY / sexta-feira, abril 03, 2009 0 comentários



Ministério da Música

É responsabilidade deste ministério:
Cuidar para que haja música de boa qualidade na igreja.
Mobilizar o canto congregacional dinâmico por meio de grupos de louvor e instrumentais.
Preparar escala de música para a igreja.
Incentivar o uso de instrumentos para acompanhamento.
Apoiar os corais, grupos musicais, instrumentais, quartetos, trios já existentes e incentivar novas formações.
Promover oficinas de regência e de técnica vocal.
Realizar apresentações especiais de instrumentos e canto.
Controlar a qualidade das músicas a serem cantadas ou tocadas de conformidade com a filosofia adventista.
Inclusive ao receber convidados.

Como louvamos à DEUS? Quais as formas de adoração?
ORAÇÃO CÂNTICOS DE LOUVOR OFERTAS PALAVRA MINISTRADA
Para você que participa da música na Igreja, pense:
– “ Para a alma crente e humilde, a casa de Deus na Terra é como a porta do Céu. Os cânticos de louvor, a oração, a palavra ministrada pelos embaixadores do Senhor, são os meios que Deus proveu para preparar um povo para a assembléia lá do alto, para aquela reunião sublime à qual coisa nenhuma que contamine poderá ser admitida”. “ Da santidade atribuída ao santuário terrestre, os cristãos devem aprender como considerar o lugar onde o Senhor Se propõe encontrar-Se com Seu povo”.
A música está relacionada diretamente com o louvor do homem à Deus. Sendo assim, para Deus não pode ser de qualquer maneira, qualquer coisa:
– Deve-se ter grande cuidado na escolha de músicos ou na dos encarregados da música nos cultos da igreja. Somente os que se sabe serem inteiramente consagrados devem ser escolhidos para esta parte da obra da igreja. Aqueles a quem falta discernimento para a devida e apropriada escolha da música para o culto não devem ser escolhidos. A música profana ou a que é de natureza duvidosa ou questionável nunca deve ser introduzida em nossos cultos. Os músicos devem atuar em íntima colaboração com o pastor ou com o ancião da igreja. O (a) diretor (a) do coro está sob a direção do pastor e dos anciãos da igreja, e não atua independentemente deles.
A capacidade musical é o mais importante para o louvor?
Executantes e Intérpretes de Música na Igreja – A música sacra é uma parte importante do culto público. Na escolha dos membros do coro e outros músicos, a igreja precisa ter o cuidado de escolher pessoas que representem corretamente os princípios da igreja. Os membros do coro e outros músicos ocupam uma posição relevante nos cultos da igreja.
A capacidade musical é apenas uma das qualificações que devem possuir. Que sejam, de preferência, membros da igreja, ou da Escola Sabatina ou da Sociedade dos Jovens Adventistas e que, em sua aparência pessoal e em sua maneira de vestir, dêem exemplo de modéstia e decoro. Pessoas consagradas e de caráter exemplar, devidamente vestidas, exercem influência positiva quando participam de atividades musicais nos serviços de culto.
Quando estamos à frente, no púlpito ou plataforma, muitos estão se espelhando em nós. A responsabilidade é muito grande. O louvor apropriado tem outro objetivo:
“ Faz-se com que a música servisse a um santo propósito, a fim de erguer os pensamentos áquilo que é puro, nobre e edificante, e despertar na alma devoção e gratidão para com Deus. “ A música é uma das artes mais sublimes. A boa música não apenas proporciona prazer, mas eleva a mente e cultiva as mais finas qualidades. Os cânticos espirituais foram amiúde usados por Deus para comover o coração dos pecadores e levá-los ao arrependimento.
O CRISTÃO E O USO DE JÓIAS
Por que alguém usa jóias? Qual é a finalidade básica de uma jóia ?
Quem usa jóias pode alegar que o faz porque se sente bem, porque acredita que elas valorizam alguma parte do corpo, porque quase todo mundo usa, etc, etc. Sem desconhecer as razões mencionadas, o certo é que seriam duas as verdadeiras razões para o uso de jóias: 1 – chamar a atenção, e 2 – ostentação. Chamar a atenção para si contraria o princípio bíblico de 1 Coríntios 10:31: “ Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” Por sua vez, a ostentação, que consiste em mostrar riqueza ou status, tem que ver com o pecado do orgulho, com a exaltação do eu. Note que foi esse pecado que tirou Lúcifer do Céu. É dito Lúcifer que “ no brilhos das pedras andavas”. E o que dizer do uso de jóias nos tempos do Antigo Testamento? Pode-se responder a essa pergunta com outra: O que dizer da escravidão, poligamia, guerra contra os inimigos, bebidas fermentadas, toleradas por Deus durante o mesmo período? Tudo isso foi praticado pelo povo de Deus do Antigo Testamento, “ mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Gradualmente, Deus foi admoestando contra essas práticas, e, nos tempos do Novo Testamento, elas foram condenadas.
Na Bíblia, o uso de jóias, nem sempre, mas frequentemente, está associado a pessoas ou povos de má conduta, de moral reprovável. “ Pedro dá valiosas instruções quanto ao vestuários das mulheres cristãs: “ O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
ROUPAS IMPRÓPRIAS
“ Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso. Por sua vez, o apóstolo Pedro diz: “ Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparto de vestuário. A palavra “ decente” tem origem no grego Katastole, que significa “vestes”, e em especial para cobrir o corpo, também podendo significar comportamento ou conduta. “ Decente” significa também “ respeitável, honroso, modesto”; ou seja, o contrário de provocante, desrespeitoso e desonroso, o que poderia aparecer numa roupa inapropriada ou indecente para a adoração espiritual. Nossa roupa para a adoração a Deus não pode ser provocante, insinuante e sensual. Isso seria uma desonra a Deus. Por quê ? Porque o foco na hora da adoração dever ser Jesus e não o adorador em seus trajes. A palavra “ modéstia “vem do grego aidos, que significa “ reverência “, respeito próprio e modéstia.” O termo grego também traz a idéia de recato, recolhimento feminino, em especial por parte das mulheres cristãs. É preciso orientar com equilíbrio, humildade e sabedoria os membros da nossa igreja. Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador pessoal, Ele nos aceitou do jeito que estávamos; porém, depois de aceita-Lo, é impossível não haver mudanças em todas as áreas de nossa vida e para melhor.
Nossa roupa revela nosso caráter:
O caráter de uma pessoa é avaliado pelo estilo de roupa que ela usa. Antes de comprarmos ou mandarmos fazer uma roupa, é vital perguntarmos a nós mesmo: “ É decente e tem bom caimento em meu corpo ? Será que irei glorificar a Deus com ela ?
VAMOS FAZER UMA AUTO-AVALIAÇÃO: O meu louvor está chegando ao céu? O meu louvor está atingindo nosso Criador ou só está preenchendo o meu próprio ego? Estou ajudando o Espírito Santo a suprir as necessidades espirituais dos ouvintes?

Membros desta equipe
Diretora:
Rosilene Kapiche / Tel:
(21) 9843-1615

0 comentários:

Postar um comentário